quinta-feira, 1 de outubro de 2009

WIKI, uma ferramenta de co-autoria

WIKI, uma ferramenta de co-autoria

Viver em grupo e tentar resolver em conjunto questões de sobrevivência é próprio da natureza humana. A evolução da comunicação corporal, gestual a articulação de sons, facilitam a relação entre as pessoas. Buscando em torno de necessidades comuns, as pessoas estão utilizando ferramentas para facilitar essa aproximação no cotidiano.Ás conquistas da navegação virtual sem fronteiras, mudaram as relações das pessoas com as tecnologias e muitas formas de ferramentas tem sido usadas. Buscar ferramentas apropriada, eficientes e ficazes tem sido objeto de atenção por muitos pesquisadores.A Wiki surgiu para apoiar o trabalho de autoria coletivo, tornando um ambiente atraente com a facilidade de gerenciamento de acesso ao usuário, onde pode decidir se a página deve permanecer aberta a mais usuários, grupos ou apenas por ele mesmo.O processo de aprendizagem, requer práticas sociais de colaboração, cooperação, construir algo, lado a lado. Compartilhar esses interesses ocorre um equilíbrio da ação cooperativa, onde um grupo tem interesses/valores em comum, sem hierarquia, o que significa que todos tem os mesmos direitos e deveres. Assim, o hipertexto é um paradigma de construção social, que permite o usuário adaptar o material ao seu estilo de aprendizagem. No ambiente Wiki o usuário faz uso ativamente contribuindo, corrigindo e completando.No ambiente Wiki utiliza-se um termo específico de coleção de documentos em forma de hipertexto ou software colaborativo. Uma das principais características da tecnologia Wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas. Normalmente são abertos a todas as pessoas que acessam o servidor. Usuários sem habilidade em programação podem construir as páginas e ampliar a funcionalidade através de plugins.

Odete Soares de Sá.

3 comentários:

  1. Outro ponto importante do ambiente Wiki é que a fiscalização do trabalho é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá-la com as últimas informações ou apagar informações erradas ou mentirosas que tenham sido incluídas por pessoas desinformadas ou por vândalos. A wikipedia é uma importante auxiliar em minhas pesquisas, é uma ferramenta muito eficiente e eu sempre indico para meus cursistas e peço que façam suas contribuições para outras pessoas que estejam em busca de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Odete e demais componentes do G4
    a Wikipédia é o exemplo maior de trabalho colaborativo. Com alunos também podemos utilizar essa ferramenta, que exige acima de tudo o respeito às ideias dos outros, a negociação, a participação, enfim, para construir um trabalho colaborativo é preciso pensar no coletivo.
    Aqui está uma wikispaces que foi usada como suporte para um projeto colaborativo do qual participei com escolas do Brasil e Portugal.
    http://terravista.wikispaces.com/ Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sabe, pessoal!

    Confesso que eu tinha uma certa dificuldade com o uso da wiki; achava estranho e ficava meio insegura... "Será que alguém pode apagar meus arquivos"? Mas que nada...

    É muito seguro e mostra-se uma excelente ferramenta de colaboração.

    Para elaborar este trabalho, nosso grupo também se utilizou de uma wiki!

    Por falar no uso da wiki na educação, tem uma tese interessante lá do Paraná ]que compartilho com vocês: Uso educativo do wiki: Um estudo de caso na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

    Link:http://www.sistemasabertos.com.br/~akira/publicacoes/DissertacaoSobreWikiMarceloAkiraInuzuka.pdf

    Abração, Beth

    ResponderExcluir