quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A Educação Interativa X Professores Tradicionais

Estamos vivendo uma grande revolução tecnológica em nossas vidas, cada vez mais temos acesso às informações em tempo real, pelos celulares, computadores, TV, rádio, e-mail e etc.

Apesar deste rápido avanço tecnológico o mesmo não aconteceu com a educação e isso se deve a vários fatores como: falta de recursos para investimento em equipamentos nas escolas, despreparo dos professores e falta de vontade política.

Devido ao grande número de pessoas que não tem acesso a essas tecnologias, surgiu o termo Exclusão Digital, os analfabetos virtuais, aumentando consideravelmente a distância das classes sociais menos favorecidas em relação às demais.

Como observamos, existem vários aspectos que tornam o aprendizado mais difícil, mas através de uma Educação Interativa podemos reverter este quadro.

Então surge a pergunta: O que é Educação Interativa?
Educação Interativa é a mudança do modelo tradicional de educação, que se baseia na simples transmissão de conteúdo onde o professor é o “dono” do saber, para um modelo participativo, onde o professor se torna um facilitador da aprendizagem e interage com seus alunos, buscando a participação constante deles na construção do seu conhecimento, tornando-os co-autores da sua aprendizagem.

Certamente com o uso da tecnologia essa interatividade aumenta consideravelmente, mas sem a vontade do professor em descobrir o novo, não será possível rompermos com este paradigma tradicional. Muitos preferem continuar suas aulas chamadas de “Cuspe e Giz”, ao invés de se preparem para utilizar o computador como ferramenta eficaz no processo de ensino aprendizagem.Demo (2007) cita: “Fenômeno dramático: professores extremamente mal preparados e que comprovam isso em aprendizagem totalmente insatisfatória nas escolas, continuam impávidos declarando-se competentes, que estariam acima do bem e do mal; tudo pode estar errado, menos eles. Aí está algo que ainda não entendo: como profissionais da aprendizagem podem ser tão resistentes à crítica, sobretudo autocrítica?”

Você professor ainda continua com suas aulas “Cuspe e Giz”? Utiliza o computador para ampliar os conhecimentos dos seus alunos? Procura se atualizar continuamente?

O mundo está mudando, a educação também e você está?
Nossa! Quantas perguntas! Imagine quantas respostas podem surgir. Reflita.

Abraços Interativos a todos, Carlos Eduardo.

8 comentários:

  1. Carlos Eduardo!
    Com a geração da web 2.0, temos uma infinidade de ferramentas disponíveis para propor uma educação interativa, de trocas, baseada na inteligência coletiva que Pierre Lèvy nos apresentou. Mas o que se observa é que ainda muita gente está na geração web 1.0, quando ainda o usuário do computador apenas recebe informação e não as produz como um autor. Ou seja, ainda se usa o computador para perpetuar a educação tradicional, se bem que diante dele os alunos sempre aprendem mais do que ficar no cuspe e giz. Só que não adianta disfarçar uma aula de moderna, jogando o aluno na frente do pc. É preciso contextualizar, colocá-lo como autor de informações, desafiando-o para isso. Como? Não tem fórmula pronta. Casa educador precisa achar seu caminho, começando por refletir sua prática.Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marli, Carlos e todos!
    Por falar em web 1.0, 2.0, tem um blog muito bacana que fala sobre internet. Não sei se vocês conhecem. É o blog do Nepô: http://nepo.com.br/
    As discussões que ele prepõe são fantásticas! Acho que vale a pena conferir.
    Abraços e beijos, Beth

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos! Olá pessoal!

    A proposta para a educação hoje se baseia nos pilares: Aprender a Aprender, Aprender a Fazer, Aprender a Ser e Aprender a Conviver, sendo assim, na sociedade do conhecimento é preciso que a escola, e claro, o professor, repense suas práticas, utilize materiais audiovisuais mais próximos da sensibilidade dos alunos e planeje estratégias de inserir em seu fazer pedagógico, atividades que sejam dinâmicas, interessantes, mobilizadoras e significativas.

    Educador, bem vindo ao admirável mundo novo!

    Abraços. Francis.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Francis!
    Por falar no uso de materiais audiovisuais, tem uma material bastante interessante do José Moran e que gosto bastante. Segue link.
    http://www.api.adm.br/GRS/referencias/vidsal.htm
    Título: O Vídeo na Sala de Aula
    Abração, Beth

    ResponderExcluir
  5. O mundo está mudando, a educação também e você está?

    Bom, sem dúvida hoje é uma necessidade conhecer as tecnologias e aplica-las no âmbito educacional, visto que seu uso torna as asulas muito mais interessantes, o que contribui para uma melhor aprendizagem dos alunos.Mas nesse contexto surge uma questão, a necessidade do educador estar preparado para lidar com essas Tic`s de forma correta, na escola que trabalho,por exemplo, estão sendo oferecidos cursos para os professores no nivel básico,para os que desconhecem seu uso e avançado,para aqueles que já dominam algo em informática, e está surtindo efeito,pois eles estão mais motivados, e começando a repensar o modo de dar suas aulas, o que é um passo para dar adeus ao tradicionalismo,que ainda é tão presente em nossas escolas.
    Parabéns pelo tópico da discussão, que é muito atual e de suma importância,mICHELE Navarro.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog é super informativo, tomei a liberdade de copiar um texto seu. Eu também tenho um blog e adoro usar essa ferramenta para abrir o meu leque de conhecimentos.Parabéns . meu blog é http://ntmaguaboa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. nossa que merda bem bosta suco de laranja e melhor haa que dlc

    ResponderExcluir
  8. a vai a merda voce nao tem argumento ps2 ps4 e melhor

    ResponderExcluir