segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Comunicação e Mediação Pedagógica

Sendo a comunicação uma das bases da mediação, deve-se parar para pensar que, a partir das mídias, pode-se tornar cada vez mais emissor, produtor, receptor, e disseminador de informação ao mesmo tempo? Pensa-se também nas várias formas em que esta informação se propaga? E nas varias formas de expressão?
Baseado em uma comunicação de MUITOS PARA MUITOS, é possível ler, fazer pesquisas rapidamente, estabelecer hiperlinks os mais diversos, confrontar informações, o que faz com que se amplie a visão dos fatos e as possibilidades de “VOCÊ” agir sobre uma determinada informação. Um exemplo disso é pensar que se pode, por exemplo, se tornar repórter fotográfico por um dia, com apenas um clique do seu celular e o envio eletrônico de uma foto para um determinado jornal – claro que será o seu preferido! Você tem a possibilidade de participar ativamente da elaboração de uma notícia, apresentando aquela foto que fala muito mais do que mil palavras. Qualquer jornal lhe agradeceria imensamente pelo “furo” de reportagem...
Como não poderia deixar de ser diferente, a educação também sofre impactos positivos com relação à integração de diferentes tecnologias e mídias (Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC) no seu cotidiano. Abre-se enquanto desafio a possibilidade de comunicação de MUITOS PARA MUITOS, ampliando a visão do Docente e do aprendiz quando se pensa no processo de aprender. A informação e o conhecimento não se encontram mais fechados na escola.
Como é que o ato de aprender pode continuar a ser o mesmo a partir do momento em que o aprendiz tem acesso à informação sob diferentes formas de apresentação? O que fazer com essa informação?
De MUITOS PARA MUITOS, o Docente passa a ser aquele que compartilha idéias, estimula o pensamento crítico e reflexivo dos alunos, fomenta a pesquisa. Trata-se de um educador crítico e criativo que também estimula a criticidade e a criatividade em seus alunos para formar aprendizes autônomos, capazes de buscar as informações que surgem a cada momento, em uma velocidade incalculável.
De MUITOS PARA MUITOS, colabora-se para o aprendizado comum e, desta forma, TODOS:
- são emissores (e produtores), receptores, e disseminadores de informação;
- ajudam e são ajudados a desenvolver novas habilidades e saberes.
E mais: TODOS PRODUTORES de MÍDIA, em potencial! E por que não?
As mídias devem ser mais do que um recurso de apresentação de uma informação; deve se constituir em uma possibilidade de favorecimento da construção do conhecimento, de maneira compartilhada, de um material de trabalho para o Docente e para o aprendiz, a partir de soluções inovadoras.
EDUCAÇÃO DE MUITOS PARA MUITOS partindo do princípio que alunos e Docentes são sujeitos ativos e não passivos na organização e construção do conhecimento. Sem dúvida, um trabalho árduo tanto para o Docente, quanto para o aprendiz, mas de grande impacto no aprendizado significativo.

Elizabeth Haier Maia Melo

9 comentários:

  1. "DE MUITOS PARA MUITOS" uma expressão que me instiga a pensar no fazer pedagógico que, ainda, acontece apenas entre as "quatro paredes" de grande parte das escolas brasileiras, em que muitos professores, ainda, não se apropriaram da linguagem tecnológica. "DE MUITOS PARA MUITOS" adorei a expressão que de tão coletiva proporciona-nos a refletir no que fazemos. Profª Naide Lopes - Ipueira/RN - Em: 07/10/2009

    ResponderExcluir
  2. Sim, Naide.
    Adoro pensar nesta expressão também correlacionada ao uso da Internet. Muitas pessoas acham que quando interagem numa sala de bate-papo que é uma conversa apenas entre ela e uma outra pessoa. Que nada... Internet é terra de ninguém, não tem dono, nem fronteiras.
    Pensando em nossas escolas, com o uso das TIC, acho que vem acontecendo o mesmo. O que você acha? O que acham queridos blogueiros?
    Abraço, Beth Haier

    ResponderExcluir
  3. Beth!

    São tantos os nós que vão acontecendo nas redes que se formam pelos blogs! È impressionante como mesmo à distância, vamos tecendo relações, inclusive de afeto. Nós, professores, pelo blog , podemos dar voz às nossas ideias e ter o nosso espaço, conquistando nossos leitores. Pelos nossos blogs, fomos encontrados, por exemplo, por escritores das obras trabalhadas e outros internautas e passamos a ter novos contatos, realizar novas ações, não previstas inicialmente. Um exmplo muito interessante que aconteceu é que através de um contato inicial via blog, um aluno meu passou a contatar com o escritor da obra trabalhada através de email e deposi via msn. O resultado disso é o livro Meu Pai não mora mais aqui, escrito de forma bem interativa. Tadeu, que por coincidência é meu filho, tornou-se a inspiração para o personagem principal do livro, também chamado Tadeu, que foi dedicado a ele. O livro está concorrendo agora ao Prêmio Jabuti, jÁ foi incluído no catálogo de Bologna , Itália, recebeu o selo da FNBE, do MEC e tb foi adotado por um projeto de leitura em Minas Gerais, vendendo mais de 5000 livros. Esse é só um dos exemplos de desdobramento a partir dos blogs. Já tivemos também outras histórias lindas, contatos com alunos de além mar, e pelos blogs, pudemos viajar mundo afora, conhecer outros lugares, inclusive o Rio de Janeiro, Minas Gerais, aprofundando conhecimentos ao vivo e a cores. Enfim, bolamos um projeto que está na rede e pode ser visto por todos. Muitas vezes nem imaginamos o alcance que ele atinge e como as informações podem ser socializadas e aproveitadas por muitos. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marli!
    Muito interessante o desdobramento para um livro escrito de forma interativa. Não imaginava que um blog poderia ter tamanho desdobramento.
    Quem sabe este blog poderá ter mais desdobramentos, não é mesmo?
    Abraços e beijos, Beth

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Marli!

    Muito interessante a experiência relatada por você.

    Realmente o uso das TIC na educação podem proporcionar uma riqueza de experiência tanto para professores como para alunos,desde que o papel de ambos seja de colaboradores, aprendizes, de sujeitos construtores do conhecimento.

    A expressão EDUCAÇÃO DE MUITOS PARA MUITOS é o novo jeito de se fazer educação... um convite desafiador para educadores e alunos que desejam romper barreiras, deixando de ser apenas consumidores de produtos midiáticos para se tornarem produtores e divulgadores do conhecimento, do seu fazer.

    Abraços. Francismar.

    ResponderExcluir
  7. Acho que o potencial não está na ferramenta, mas na nossa mente, criatividade, por isso é preciso sim estar motivado, querer interafir de ambas as partes e isso vem de um comprometimento que antecede a tecnologia. BJ!

    ResponderExcluir
  8. Muitas são as oportunidades de construir novos conhecimentos e esta é uma delas.

    O saber tem que ser desenvolvido a cada momento pois só assim temos o crescimento mútuo.
    Quando não a propagação do saber, quando não a novas experiências e ensinamentos. Não existira aprendizado.
    Blog é o mecanismos utilizado para demonstra a essência do conhecimento pessoal e coletivo.

    ResponderExcluir